O que é bioeconomia?

A bioeconomia tem por proposta a utilização inteligente dos recursos para garantir o bem-estar socioambiental. Está diretamente ligada a melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo produtos e soluções através de novas tecnologias.

A bioeconomia reúne todos os setores da economia que envolvam os recursos biológicos.

Conceito de bioeconomia

O conceito de bioeconomia surgiu há 50 anos pelo economista romeno Nicholas Georgescu-Roegen. Ele acreditava que a produção de bens materiais diminuí a quantidade de energia para o futuro e, como consequência, menor produção de bens materiais.

Segundo matéria do Portal da Indústria, os benefícios da bioeconomia são:

1 – Mais recursos e estímulo à inovação para uma área em que o Brasil tem potencial;

2 – Estímulo ao avanço tecnológico;

3 – Melhoria da imagem do Brasil no exterior;

4 – Desenvolvimento sustentável;

5 – Consolidação de uma economia de baixo carbono;

6 – Mais investimentos no país;

7 – Geração de emprego;

8 – Maior segurança jurídica e novos modelos de negócios.

Em que a bioeconomia pode ser útil?

A bioeconomia visa trazer soluções eficazes e coerentes para os problemas socioambientais contemporâneos: saúde, saneamento, crise hídrica, mudanças climáticas, crise econômica mundial, substituição do uso de energias fósseis, qualidade de vida da população, entre outros.

Uma forma de economia inovadora com baixas emissões, que favoreça as exigências para a agricultura sustentável, agropecuária e a pesca, além de assegurar a segurança alimentar, recursos biológicos renováveis para fins industriais e proteção ambiental.

Veja também: Como a agropecuária pode contribuir para a economia verde no Brasil?

Quais são as tecnologias envolvidas no processo?

Bioeconomia e sustentabilidade

A bioeconomia envolve os setores tradicionais – agricultura, pesca e silvicultura – bem como a biotecnologia e as bioenergias. Traz como princípio a aplicação dos conhecimentos biológicos para a produção e comercialização de produtos competitivos. Para isso, deve estar amparada nas biociências, tecnologias de informação, robótica e materiais.

A biotecnologia por exemplo tem criado produtos adequados a bioeconomia, tais como: energia renovável, 

  • alimentos funcionais e biofortificados,
  • medicamentos,
  • cosméticos. 
  • biopolímeros,
  • biopesticidas,
  • biofármacos.

E como o Brasil é visto na bioeconomia mundial?

Bioeconomia e sustentabilidade

O Brasil tem grande papel na disseminação e impulsionamento da bioeconomia no cenário mundial devido às práticas e conhecimentos aplicados na agricultura e biotecnologia.

Recentemente, em outubro de 2021, o Fórum Mundial de Bioeconomia, realizado em Belém, capital do Pará, concentrou diversos representantes de vários segmentos sociais e econômicos.

Pela primeira vez, o fórum foi realizado fora da Europa – antes era realizado apenas na Finlândia, seu país de origem. O Evento teve como eixo central a visibilidade aos ativos florestais.

As discussões do fórum foram abertas aos povos indígenas e comunidades locais da região amazônica foram possibilitados pelo Governo do Pará e o Fórum Mundial de Bioeconomia.

Segundo o governador do estado do Pará, Helder Barbalho:

“O presente desafio é definir como e o que fazer com os ativos florestais, quando uma intensa mobilização de capital pode criar novas dinâmicas e expandir negócios sustentáveis com maior valor agregado de produtos e serviços”.

A bioeconomia é um conjunto de valores normativos éticos sobre a relação entre sociedade, natureza e suas consequências.

MRural. Todos juntos por um Agro melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *