Cavalos – conheça as raças genuinamente brasileiras

As raças de cavalos genuinamente brasileiras são um importante tesouro nacional, representando a rica diversidade genética e cultural do país. Reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), essas raças desempenham um papel significativo na história, na economia e no folclore brasileiros. O reconhecimento oficial dessas raças é fundamental para sua preservação e valorização, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria equina brasileira.

Entre as raças de cavalos listadas pelo MAPA, encontramos o Cavalo Pantaneiro, originário da região do Pantanal, conhecido por sua resistência em ambientes alagados. O Cavalo Crioulo, por sua vez, é um símbolo do sul do Brasil, apreciado por sua versatilidade e resistência em atividades rurais e competições. O Cavalo Mangalarga Marchador é amplamente reconhecido pela sua elegante e confortável marcha, sendo muito utilizado em cavalgadas equestres.

Outras raças notáveis incluem o Cavalo Nordestino, adaptado às condições semiáridas da região, e o Cavalo Baio de Tavares, de pequeno porte e utilizado para montaria e trabalho leve. Além disso, o Pônei Brasileiro, o Piquira e o Puruca também se destacam como raças nativas com características específicas e contribuições únicas para a equinocultura brasileira. A preservação dessas raças é fundamental para proteger a diversidade genética e cultural, bem como para promover a identidade e o orgulho equino do Brasil.

Descubra a diversidade das raças de cavalos genuinamente brasileiras reconhecidas pelo MAPA. Do Cavalo Pantaneiro ao Pônei Brasileiro, conheça esses patrimônios nacionais.

Veja também: Mulheres no Agro: veja como a presença feminina tem sido decisiva no segmento.

As raças genuinamente brasileiras listadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) incluem:

Cavalo Pantaneiro

Cavalo Pantaneiro
Cavalo Pantaneiro

Essa raça é nativa da região do Pantanal e é conhecida por sua resistência e habilidade de lidar com terrenos alagados. É um cavalo de porte médio, com pelagem variada.

Cavalo Crioulo

Cavalo Crioulo
Cavalo Crioulo

Originário do sul do Brasil, o Cavalo Crioulo é reconhecido por sua versatilidade e resistência. É amplamente utilizado para trabalho em fazendas e também em competições de provas funcionais.

Cavalo Mangalarga Marchador

cavalo mangalarga marchador
cavalo mangalarga marchador

É uma raça brasileira de cavalos de sela com excelente marcha. Além de ser usado para o lazer e esportes equestres, é frequentemente escolhido para cavalgadas de longa distância.

Cavalo Nordestino

Cavalo nordestino
Cavalo nordestino

Encontrado principalmente no Nordeste do Brasil, o Cavalo Nordestino é adaptado às condições semiáridas da região. É um cavalo resistente, utilizado para trabalho rural e transporte.

Cavalo Baio de Tavares

Também conhecido como Cavalo de São João, é uma raça de pequeno porte que se originou na cidade de São João do Piauí, no Piauí. É usado principalmente para montaria e trabalho leve.

Pônei Brasileiro

Pônei brasileiro
Pônei brasileiro

É uma raça de pôneis originária do sul do Brasil. São pequenos e resistentes, sendo usados tanto para montaria como para trabalho em pequenas propriedades.

Piquira

Cavalo Piquira
Cavalo Piquira

O Piquira é uma raça de cavalo criada na região de São Francisco, em Minas Gerais. É conhecido por sua habilidade de lidar com terrenos acidentados e por sua versatilidade em diversas atividades.

Puruca

Cavalo Puruca
Cavalo Campolina-Puruca

Também chamado de Campolina-Puruca, é uma raça de cavalo encontrada na região de Lavras, em Minas Gerais. É um cavalo de porte médio, utilizado principalmente para montaria e trabalho rural.

Essas raças brasileiras têm importância tanto cultural quanto econômica para o país. Preservar e promover essas raças é fundamental para manter a diversidade genética e valorizar a identidade equina brasileira. O reconhecimento oficial pelo MAPA é um passo importante para garantir sua preservação e promover o desenvolvimento sustentável da indústria equina nacional.

MRural – Todos juntos por um Agro melhor.

MRural. Todos juntos com a força do Agro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *