1 milhão de toneladas – essa é a produção brasileira de grãos por dia!

O agronegócio brasileiro tem a previsão de colheita recorde de grãos na safra de 2023, totalizando 315 milhões de toneladas. Isso equivale a cerca de 860 mil toneladas por dia. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a soja e o milho são as culturas principais, representando 90% da colheita total de grãos estimada para o ano.

As previsões indicam uma produção de 156 milhões de toneladas de soja e 126 milhões de toneladas de milho. Além disso, o Brasil deve se tornar o maior exportador global dessas duas culturas em 2023. O país será responsável por 30% de todas as exportações mundiais de milho e por 55% do comércio internacional desse grão.

A soja e o milho têm uma importância estratégica tanto no âmbito nacional quanto internacional. Eles são amplamente utilizados na indústria e na alimentação animal, especialmente na criação de aves e suínos. A China é o maior comprador da soja brasileira e também está entre os principais importadores de milho do Brasil. Como o país asiático possui o maior rebanho de suínos do mundo e é um dos principais produtores de carne de frango, a demanda por esses grãos é significativa.

Colheita record de grãos no Brasil chega a 1milhão de toneladas por dia.
Colheita record de grãos no Brasil chega a 1milhão de toneladas por dia.

No período de janeiro a maio, o Brasil exportou 35,5 milhões de toneladas de soja e milho para a China, gerando uma receita de US$ 19 milhões.

Além da soja e do milho, outros grãos também são importantes para a dieta dos brasileiros, como o arroz, o feijão e o trigo. A projeção é de uma colheita de 10 milhões de toneladas de arroz, praticamente a mesma quantidade estimada para a produção de trigo. Já a safra de feijão é prevista em 3 milhões de toneladas, sendo a menor entre esses grãos.

Informações obtidas da Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *